100 crianças participam de atividades com lanche e brincadeiras infantis
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, comemorou nesta quinta-feira (11) o Dia das Crianças na sede do serviço, no bairro Teotônio Vilela. Cerca de 100 crianças participaram da manhã de atividades que contou com lanche, brincadeiras e distribuição de brindes.
De acordo com a coordenadora do serviço em Ilhéus, Rosana Muniz, as crianças que participam do projeto, além de desenvolver atividades ligadas ao lúdico, ao cultural e ao esporte também desenvolvem sua consciência de cidadãos. Ainda de acordo com ela, na próxima semana as crianças irão ter uma programação especial com uma visita ao cinema.
O Peti é um programa do Governo Federal que atende crianças e adolescentes entre seis e 15 anos que estão em situação de trabalho e risco social. Em Ilhéus, o Peti trabalha com mais de 1.100 crianças, divididas em 22 espaços socioeducativos espalhados nas áreas de maior vulnerabilidade social, em distritos e bairros da cidade, a exemplo do Teotônio Vilela, Nossa Senhora da Vitória, Banco do Pedro, Inema, Nelson Costa, Ponta da Tulha, Banco Central, Japu, dentre outros.
Depois da identificação da situação de trabalho infantil realizados por órgãos como Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Ministério Público, Conselho Tutelar e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), a equipe do Peti entra em contato com as famílias para que essas crianças possam frequentar o espaço de convivência do programa no turno oposto ao escolar. Uma das condicionalidades exigidas para participar do programa é que a criança esteja matriculada e frequentando a escola, com o mínimo de 85% de freqüência escolar.
O Peti oferece a essas crianças e suas famílias uma oportunidade de trilhar novos caminhos, mostrando a importância da permanência desses jovens na escola. O secretário Ari Silva, avalia como positiva a atividade proposta pelo Peti, pois mais do educar, o serviço oferecido pelo Peti também é uma forma de incentivo para que esses jovens e suas famílias possam mudar o curso de suas vidas.